Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa e metodológicas que regem o Laboratório de Cartografia são as seguintes, seguidas de uma breve explanação:

Aspectos básicos conceituais da Cartografia:

Abrange pesquisas de iniciação científica envolvendo estudos para consolidação de conceitos;

Cartografia Temática:

Envolve também trabalhos e pesquisa sobre os conceitos fundamentais da Cartografia Temática e processamento da informação geográfica e cartográfica para mapeamentos quantitativos, qualitivos ou de síntese, incluindo-se problemas de generalização e simbolização da informação cartográfica;

Cartografia Histórica:

Trata-se de uma linha de pesquisa sobre os mapas históricos fundamentais ao estudo da configuração territorial e a dinâmica toponímica do Brasil, bem como do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para o processamento da informação geográfica e cartográfica através do séculos;

Cartografia Digital:

Envolve trabalhos e pesquisa sobre Cartografia Digital, incluindo-se as novas tecnologias, Geovisualização, Infraestrutras de Dados Espaciais, envolvendo Cartografia Animada, Multimídia e WEB. Também são tratados os conceitos envolvendo o projeto de Atlas Eletrônicos;

Ensino de Cartografia e Cartografia para Crianças:

Trabalhos sobre novas técnicas de ensino e novas tecnologias aplicadas ao ensino de cartografia no âmbito escolar e acadêmico;

Interface de novas tecnologias e Geoinformação:

Envolve trabalhos sobre a utilização de novas tecnologias (SIG, SR, GNSS, etc), integradas com a Cartografia para fins de planejamentos, análise ambiental e gestão do território.

Dentre suas possibilidades de trabalho, desenvolve, elabora e executa projetos de Cartografia, integrado ao Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geomorfologia entre outros, bem como a elaboração de mapeamento temático diverso, digitalização e criação de bases cartográficas.

Na sua atuação na área de ensino de graduação, coordena as disciplinas de sua área: Cartografia, Cartografia Temática e Fotointerpretação. Participa no momento de forma atuante, na reforma curricular da área instrumental, incluindo mais duas disciplinas de caráter eletivo: Introdução à Fotogrametria e Posicionamento Terrestre. O universo de alunos atendidos por estas disciplinas compreende todo o universo dos alunos de graduação, licenciatura e bacharelado, uma vez que as disciplinas de Cartografia são obrigatórias para o geógrafo.

No momento orienta quatro alunos em estágio de pesquisa (estágio de campo II), seis monografias, oito estagiários sem bolsa.

A participação no PPGG – Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ, teve início em 2001, tendo havido anteriormente participações em apresentações de qualificação escrita e oral de teses de mestrado. São ministradas duas disciplinas em caráter eletivo: Processamento da Informação Cartográfica e Representação e Análise de Dados Espaciais.

Vinculadas ao PPGG o Laboratório orienta no presente momento 6 (seis) teses de doutorado e 7 (sete) de mestrado.

Como participante de Programas de Pós-Graduação externos, também colabora desde 1996, junto ao Departamento de Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia, com participação em diversas pesquisas, as quais geraram duas teses de mestrado já defendidas (1997 e 1999) e disciplinas ministradas de Cartografia Digital, Processamento da Informação Cartográfica e Estrutura de Dados.